segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia da Água e a Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha em Areal

Tema diretamente ligado à conservação da água e do solo, o óleo de cozinha, quando descartado de forma inadequada, causa impactos negativos ao meio ambiente.

Ainda é uma prática bastante comum o despejo de óleo de cozinha usado em ralos e pias. O óleo vai diretamente para os corpos hídricos, aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental.

Essa atitude acarreta prejuízos à população, às concessionárias de saneamento e aos governos, pois compromete as tubulações e causa transtornos aos sistemas de tratamentos de água e esgoto, além dos impactos indesejáveis nos corpos hídricos.

Segundo pesquisas, 1 litro de óleo de cozinha que vai para o corpo hídrico contamina cerca de um milhão de litros de água, equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos.

Buscando alternativas de reaproveitamento do resíduo:
A Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Areal, visa à conscientização da população para a correta destinação do resíduo e, consequentemente, contribuir para a redução da poluição dos nossos rios e córregos e ainda gerar renda para Cooperativa de Catadores do município.

Como participar:
Qualquer pessoa, condomínios, escolas, restaurantes, lanchonetes, e outros podem doar o óleo e contribuir com o meio ambiente! A Secretaria recomenda esperar o esfriamento do óleo e armazená-lo em garrafas plásticas (tipo PET), devidamente fechadas, e entregar ao caminhão da Coleta Seletiva!

O projeto é em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Luz do Sol e todo material coletado será revertido em renda para a Cooperativa.

Ações de consumo responsável geram menor impacto e contribuem para a qualidade da água que nos abastece.

Restaurante, lanchonetes e bares:
Solicite uma bombona para coleta do óleo através do nosso e-mail:
meioambiente@areal.rj.gov.br   ou   sec.ambientearealrj@gmail.com

ou ligue para 2257-3919 Ramal 212 e 214.



Nenhum comentário:

Postar um comentário