segunda-feira, 6 de novembro de 2017

AREAL INAUGURA POSTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA

Ficou mais fácil para os produtores rurais de Areal obter a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento fundamental para o transporte de animais das diversas espécies. Nesta segunda-feira  o Secretário Estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, e o prefeito do município, Flávio Magdalena Bravo, inauguraram o posto Municipal de Defesa Agropecuária de Areal e renovaram o convênio com a EMATER.

Na unidade também poderão ser feitas atualizações de cadastros de propriedades e entregas de declarações de vacinação contra Febre Aftosa, Raiva e Brucelose, entre outros documentos relacionados à sanidade animal e vegetal.
Durante a solenidade, o secretário Jair Bittencourt ressaltou a importância da parceria para a implantação do Posto, especialmente para o atendimento ao pequeno produtor, viabilizando negócios na pecuária e na produção vegetal. Anteriormente os produtores precisavam se deslocar até o Núcleo de Defesa Agropecuária de Petrópolis ou Três Rios para solicitar estes serviços.
“O apoio das prefeituras tem sido estratégico para a descentralização do atendimento ao produtor, nosso objetivo é instalar postos de defesa agropecuária em todos os municípios fluminenses. Atualmente, além dos 27 Núcleos de Defesa Agropecuária, contamos com 40 postos municipais em funcionamento, cobrindo mais de 70% do estado” – informou o Secretário Estadual.
Após a inauguração foi emitida a primeira GTA na nova unidade, pela funcionária do município treinada para atendimento aos produtores. Na ocasião ainda, o secretário recebeu produtos orgânicos da agricultora Jenifer Medeiros.

 Também estiveram presentes o Superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Juvenal de Souza Brasil Neto e o Diretor de Agricultura do município, Samuel Sanseverino Soares.
















sábado, 14 de outubro de 2017

BENEFÍCIOS DA JACA

Jaca: uma alternativa nutritiva e cheia de benefícios para alimentação em tempos de mudança climática
Alberto S. Cerri
A fruta tem propriedades antioxidantes, fortalece a imunidade e aumenta energia

Que o consumo de frutas faz muito bem à saúde nós sabemos. Só que algumas frutas não são tão usuais na dieta, como kiwi, lichia, figo, romã e jaca... Mas deveriam ser. Embora comum em território nacional, a jaca é alvo de certo preconceito devido ao seu aroma forte e à viscosidade que tiram o apetite de certas pessoas.
A jaca vem sendo apontada por pesquisadores da Universidade de Ciências da Agricultura em Bangalore, Índia, como uma boa alternativa para a alimentação humana diante dos atuais desafios causados pelas mudanças climáticas. O Banco Mundial e as Nações Unidas advertiram recentemente que o aumento das temperaturas e chuvas escassas já causam redução em colheitas de trigo e milho, o que pode levar a guerras por alimento daqui a uma década, em média.
O fruto da jaqueira, notável pelo seu tamanho, cresce facilmente e resiste a pragas, altas temperaturas e a secas, além de possuir incrível quantidade de nutrientes. Cerca de dez ou doze gomos da fruta são suficientes para alimentar uma pessoa por metade de um dia.
A jaca (Artocarpus integrifólia L), a maior de todas as frutas cultivadas, é nativa da Ásia (Tailândia, Indonésia, Índia, Filipinas e Malásia). Ela é da família Moraceae, a mesma do figo e da amora, comum em regiões tropicais.
A jaqueira produz até 100 frutos por ano, que podem variar de três até incríveis 37 quilos! Alguns dos seus componentes são: fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente B2 (riboflavina) e B5 (niacina). Foi trazida ao Brasil pelos portugueses e se adaptou facilmente ao nosso clima, sendo cultivada em toda a região amazônica e costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. A época do fruto é no período de dezembro a abril.

A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: a jaca dura, que apresenta a polpa firme e frutos maiores e a jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces.
Consumo
O teor calórico é de, em média, 94 calorias pra cada 100 gramas. O consumo mais comum da fruta é in natura (ao invés de desidratada, por exemplo), mas pode ser comida fresca, em saladas de frutas, compotas, xarope, geleias, cristalizada e em doces diversos. Vegetarianos e veganos apreciam a chamada “carne” de jaca, que consiste no fruto verde cozido e desfiado. Se você frequenta o circuito gastronômico vegetariano, já pode ter visto por aí barraquinhas com coxinhas de jaca ou “carne” louca feita com o fruto. Receitas novas apresentam a jaca até em formato de chips crocantes.

A maioria das pessoas descarta as sementes, mas elas também são muito nutritivas: com 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Podem ser consumidas assadas, torradas, cozidas ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas). Lembrando que as sementes frescas não podem ser mantidas nesse estado por muito tempo.
Por possuir grande concentração de carboidratos (cerca de 22%), a jaca apresenta um grande potencial para a fabricação de bebidas alcoólicas. Na Índia, é popular uma aguardente feita a partir da fermentação de sua polpa.
Benefícios da jaca
Em diferentes partes do fruto, ela possui componentes com efeitos funcionais e medicinais que aguçam o interesse da comunidade científica, como os antioxidantes que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças. Possui ainda fitonutrientes diversos: lignanas, isoflavonas e saponinas que oferecem benefícios à saúde, com capacidade de combater cânceres (de cólon e de pulmão), pressão alta, úlceras e outros transtornos intestinais, envelhecimento celular e perda da massa óssea. O potássio também otimiza a parte óssea e de quebra melhora as funções muscular e nervosa.
Ele também contém niacina, a chamada vitamina B3, necessária para o metabolismo energético, nervoso, e síntese de certos hormônios. Uma porção de 100 g de polpa de jaca possui cerca de 4 mg de niacina. A dose diária recomendada de vitamina B3 é de 16 mg em homens e 14 mg em mulheres.
Contém vitamina C, famoso antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, e mantém a saúde das gengivas. Já as folhas da jaqueira têm potencialidades de curar febre, furúnculos e doenças de pele.
Não para por aí
Veja outros benefícios bem legais que a jaca pode proporcionar:
Ajuda o funcionamento intestinal e previne o câncer de colon
Por ser rica em fibras, cerca de 3,6 gramas em 100 gramas de fruto, a jaca previne a constipação e reduz os sintomas de hemorróidas. Além disso, a jacalina (é uma lectina presente nas sementes) apresenta efeito anti-proliferativo sobre células de câncer de cólon.
Aumenta sua energia
Jaca contém frutose e sacarose, que dá ao corpo a energia que ele necessita.
Boa para a saúde cardiovascular
O potássio da jaca (303 mg a cada 100 g) ajuda na redução da pressão sanguínea e reverte efeitos do sódio que aumentam a pressão arterial e afetam o coração e vasos sanguíneos. Assim, o fruto auxilia na prevenção de doenças cardíacas e derrames. A vitamina B6 reduz os níveis de homocisteína do sangue, diminuindo risco de doenças cardíacas.
Controle da asma
Há algumas pesquisas que mostram que se você ferver a raiz da jaca e consumir o extrato, você pode diminuir os seus problemas de asma.
Previne anemia
Jaca contém cerca de 0,5 mg de ferro em 100 g de fruto. Isso auxilia na prevenção da anemia e também ajuda na circulação sanguínea adequada. Além disso, possui vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e minerais como cobre, manganês e magnésio, que têm papel fundamental na formação do sangue. Por ser rica em vitamica C, a jaca também aumenta a capacidade de absorver ferro.
A manutenção de uma glândula tireóide saudável
O cobre desempenha um papel importante no metabolismo da glândula tiroide, especialmente na produção e a absorção de hormônios; sendo uma ótima fonte desse mineral.
Ossos mais fortes
O fruto é rico em magnésio, com 27 mg em 100 g de fruta jovem e 54 mg em 100 g de semente. O magnésio, por sua vez, auxilia na absorção do cálcio, fortalecendo o osso e evitando perturbações relacionadas, tais como a osteoporose e a artrite.
Contra o envelhecimento de sua pele
Os antioxidantes presentes na jaca ajudam a retardar o envelhecimento, e a água presente no fruto auxilia na hidratação da pele. Além disso, sua vitamina C participa da produção de colágeno.
Saúde para a sua visão
A vitamina A presente no fruto protege seus olhos dos raios UV e previne catarata. Devido a seu efeito antioxidante, ela é eficaz para evitar a degeneração da retina.



terça-feira, 10 de outubro de 2017

INAUGURAÇÃO DO POSTO MUNICIPAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA


SELO DA AGRICULTURA FAMILIAR E AGRICULTURA QUILOMBOLA

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em Parceria com A Câmara Municipal de Areal realizou a oficina de certificação gratuita do SELO DA AGRICULTURA FAMILIAR e o selo da AGRICULTURA QUILOMBOLA, nessa terça feira dia 10 às 16hs.
O Selo da Agricultura Familiar surgiu como uma importante ferramenta, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, para identificar os produtos oriundos deste setor, que vem crescendo e se organizando para produzir em maior quantidade e com mais qualidade.
Para quem produz, o Selo é instrumento de agregação de valor, uma vez que o produto oriundo da agricultura familiar traz consigo valores cada vez mais exigidos pelos consumidores.
Para quem adquire os produtos com o Selo, o resultado é a garantia de saber a origem dos produtos consumidos e ainda poder contribuir para a promoção da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental, além de valorizar a produção regional e a cultura local.
A iniciativa contribui para que a agricultura familiar se organize cada vez mais e qualifique suas ações comerciais.
A representante do Ministério da Agricultura agradeceu à EMATER e aos técnicos da Prefeitura, Samuel Sanseverino e Ciro pela dedicação com o produtor rural do nosso Município.
Fica nosso agradecimento ao Prefeito Flávio Bravo pela confiança em anexar a pasta da Agricultura à Secretaria de Meio Ambiente, registramos também, especial agradecimento à Câmara Municipal de Areal na pessoa do seu Presidente Marcelo Pipa e do Presidente da Comissão Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Vereador José Augusto (Gutinho) pelo incentivo e apoio.





Alice Técnica do Ministério da Agricultura






quinta-feira, 28 de setembro de 2017

INCENTIVO AOS PRODUTORES DE TILÁPIA


      No dia 28/09, a pedido de alguns criadores de Tilápia e futuros interessados na criação comercial do pescado, a Diretoria de Agricultura, através do convênio assinado com a Fiperj, promoveu reunião com o técnico Raphael para esclarecer dúvidas sobre o manejo da criação, valores e custos envolvendo a atividade.

   Fica nosso agradecimento aos Técnicos Raphael e Samuel Sanseverino pela dedicação com nossos produtores rurais.




quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dia da árvore 2017

 E hoje em comemoração a esse dia tão especial, realizamos uma linda atividade em parceria com o CRAS Amazonas, onde pudemos fazer um bate-papo muito construtivo com as crianças sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a sociedade!
 Ao final, realizamos o plantio de dois Ipês, que ficarão agora sob a fiscalização de nossos mais novos agentes ambientais mirins, que se comprometeram a cuidar e preservar suas novas árvores!

 Plante árvores você também! :)








21 de Setembro, DIA DA ÁRVORE!

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.
AJUDE A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, QUEIMADA É CRIME! 
Fique com algumas fotografias dessas tão importantes árvores em nosso município! 





terça-feira, 29 de agosto de 2017

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE JUNTO AO NÚCLEO DE DEFESA AGROPECUÁRIA

     
A Prefeitura Municipal de Areal está realizando em parceria com o núcleo de Defesa agropecuária de Três Rios e a Secretaria Estadual de Agricultura o curso de capacitação e habilitação para os funcionários que ficarão à frente do POSTO AVANÇADO DO NÚCLEO DE DEFESA AGROPECUÁRIA MUNICIPAL, que em breve será inaugurado em Areal. Mais um projeto sendo realizado pela prefeitura no município, um grande ganho para os produtores rurais da cidade onde eles vão poder tirar O GTA ( GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL ) e fazer toda a regularização das vacinas obrigatórias. Um projeto pioneiro e de grande visibilidade, pois os produtores municipais e da região não vão necessitar estar se deslocando para Três Rios e Petrópolis para realizar esses procedimentos.








quarta-feira, 9 de agosto de 2017

MEIO AMBIENTE E CREA/RJ

                Fórum de Inspetores e Representantes Crea-RJ 2017



     Participamos da Reunião de trabalho para Execução do Plano de Fiscalização 2017 e Diretrizes para 2018 do Crea-RJ.

       O evento aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Granja Brasil Resort, em Itaipava.

       Fomos brindados com diversas palestras com temas atuais da conjuntura politica e econômica nacional, apresentação do Plano Diretor para Região Metropolitana do Rio de Janeiro e como isso impacta nossa região e modelos de fiscalização.

      Esse é o CREA/RJ que queremos, o CREA/RJ do Futuro!

Grupo de Trabalho ao final do Encontro

Presidente do CREA/RJ Eng° Reinaldo Barros e Eng° Juvenal Brasil Representante do CREA/RJ em Areal


FORTALECENDO A ECONOMIA SOLIDÁRIA

Ontem nos reunimos com Márcio Fernandes do Sistema OCB/RJ- SESCOOP/RJ para fortalecer a Cooperativa de Catadores Luz do Sol, que presta relevantes serviços a população de nosso Município e ao meio ambiente, através da coleta e processamento de materiais reciclados de nossa cidade.
Estavam presentes o Presidente da Câmara Marcelo Pipa, Vereador Augusto (Gutinho), Secretário de Meio Ambiente do Município Juvenal Brasil, Secretária de Meio Ambiente de São José do V. do R. Preto Engª Ambiental Eloá, Samuel Sanseverino Diretor de Agricultura e o Coordenador de Saneamento da Prefeitura de São José, Nosso amigo, Alexandre.
todos ficaram interessados na explanação e apresentação do Eng° Agrônomo Márcio Fernandes e a possibilidade de levarmos o cooperativismo para nossos produtores orgânicos.


segunda-feira, 31 de julho de 2017

CONSELHO DE MEIO AMBIENTE EM NOVA COMPOSIÇÃO


Na última sexta (31), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA esteve reunido para a eleição de sua nova composição. Após apresentação de chapa única, foi realizada a eleição para o biênio 2017-2019.

COMDEMA é um órgão consultivo e deliberativo de assuntos referentes à temática ambiental do município de Areal, contando com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil.


quinta-feira, 20 de julho de 2017

Coordenadoria de Agricultura na feira leiteira Minas Láctea

Na data de ontem (19), a Coordenadoria de Agricultura de Areal realizou mais um evento junto aos produtores rurais do município.

Foi realizado um passeio, com cerca de 35 produtores rurais de Areal, sendo a maioria produtor de leite, à maior Feira Leiteira da América Latina, a Minas Láctea 2017, visando buscar o aprimoramento e novas tecnologias para a produção leiteira.

O evento contou com rodada de negócios e palestras com especialistas na área de produção leiteira, visando o aperfeiçoamento dos produtores.

A Feira aconteceu na cidade de Juiz de Fora, de 18 a 20 de julho e é realizado a cada dois anos.




sexta-feira, 30 de junho de 2017

PARQUE DE ALBERTO TORRES

Na manhã de hoje (30), dando continuidade aos Projetos de Unidade de Conservação Municipais, a Diretoria da Empresa Quanta Geração, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Areal e o Prefeito Municipal reuniram em área conhecida como Parque da CERJ, no bairro Alberto Torres, iniciando assim a parceria para futura cessão da área para criação de um Parque Natural.

Estudos estão sendo realizados para buscar parcerias a fim de resgatar a história arquitetônica e, principalmente, ambiental, pois o local abriga espécies da fauna características do bioma da Mata Atlântica e flora nativa além de espécies exóticas raras.

Dentro desse contexto, o projeto visa o desenvolvimento de Atividades de Educação Ambiental, visitação e pesquisas controladas, incluindo toda a Rede de Ensino. O acesso da população será feito através de estudo da capacidade do número de visitantes que o ecossistema em questão poderá absorver, evitando impactos negativos e degradação da área.

Representantes da Quanta Geração e Prefeitura de Areal em um  frondejante  exemplar da flora exótica