Mais uma vitória para o Meio Ambiente no Município de Areal. Na manhã da última quinta-feira (30), o Prefeito de Areal, juntamente com as Prefeituras de Paraíba do Sul e Paty do Alferes, assinaram um convênio com a AGEVAP através do Comitê Piabanha, que tem por objetivo a implementação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais com foco em recursos hídricos (PSA Hídrico), primeiro na categoria a ser executado no Estado do Rio de Janeiro.
O projeto tem como objetivo principal a recuperação de nascentes através do reflorestamento de seu entorno e remuneração ao proprietário da área contemplada.
O projeto tem como objetivo principal a recuperação de nascentes através do reflorestamento de seu entorno e remuneração ao proprietário da área contemplada.
Dentre mais de cem Municípios pertencentes à Bacia do Rio Paraíba do Sul inscritos no projeto, apenas quatorze projetos foram aprovados, sendo que o PSA Hídrico de Areal obteve pontuação máxima; fica registrado o brilhante desempenho do nosso Fiscal, Geraldo Magela e da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na sensibilização e defesa oral de nosso projeto na reunião de apresentação.
A instituição responsável pela implantação do projeto é o Instituto Nacional de Tecnologia e Uso Sustentável (INNATUS).
No Município de Areal, o programa será implantado na localidade de Boa Esperança com plantio de 20.000 mudas de árvores nativas do Bioma Mata Atlântica, delimitação e proteção da área e monitoramento por 2 anos.
O evento contou com a presença de representantes do Secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, André Corrêa; Prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho; Secretário Municipal de Meio Ambiente de Areal, Juvenal Brasil; Secretária Municipal de Meio Ambiente de Paraíba do Sul, Nathália Mafra; Secretária do CEIVAP, Maria Aparecida Borges; Diretor da AGEVAP, André Luis de Paula; Comitê Piabanha, Paulo Leite; Superintendente do INEA, Alexandre Becker; Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Areal, Vereadores e ONG's locais.